Então, o RPG é muito simples, mesmo que tenha muita informação.
Tem muitas coisas que você vai pegando com o tempo, não são coisas tão necessárias para se saber de antemão.
Este é um guia fácil e rápido para você começar a fazer parte desse universo maravilhoso.
Tudo que você precisa saber sobre a história do RPG de início é:
A terra era um mundo normal, com 8 bilhões de humanos e afins, como nós conhecemos hoje na vida real.
Em 2077 houve uma guerra entre Anjos e Demônios, que são os seres mais poderosos abaixo dos seres Primordiais (cósmicos) e do Deus Supremo. A guerra foi na Terra, dimensão de Valyrion.
A terra inteira foi destruída e reformulada varias vezes nessa guerra que durou mais de 200 anos até que os Anjos e Demônios declarassem trégua
Durante a guerra do Armageddon (como é chamada) todos os seres humanos foram mortos ou foram modificados pelos poderes de anjos ou demônios, fundando novas raças.
Uma unica raça foi criada pelos humanos para tentar sobreviver pelo menos em consciência, os Autômatos.
Hoje estamos no ano 760 pós Armageddon. Temos 17 raças no RPG, 16 delas foram criadas a partir de poderes angelicais ou demoníacos, não existem mais humanos.
O jogo se passa em um continente, que se chama Valyrion. Nesse continete temos vários mapas e climas diferentes, cada um com uma história, no entanto existe um ponto de início interessante para quem não sabe como iniciar: O Instituto Valyrion.
O Instituto Valyrion foi fundado no ano 750 por um Nephilin chamado Egil Valyrion que busca capacitar pessoas para usarem seus poderes e habilidades de forma correta e eficaz.
Qualquer personagem é bem vindo no Instituto.
Existem 17 raças no RPG (HUMANOS FORAM EXTINTOS), Você pode escolher a raça que mais se adeque ao seu jogo. Cada uma delas tem uma Passiva/Ativa diferente.
Escolha uma aparencia para o seu personagem, de preferencia condizente com o seu personagem. Gealmente recomendamos que busque no Pinterest um personagem que tenha nome, afim de que você tenha no mínimo umas 3 apresentações do seu personagem, para seu gosto.
Você precisa de um poder seu, unico do seu personagem. Mas com consciencia de que será de nível 1. Qualquer poder que possa ser considerado Divino, incluindo mitologias, Animes, Series e afins, está proibído para lvl 1 (alteração de realidade, controle mental, distorção de tempo, invocação de demonio/anjo, full counter, roubo total de mana e magia, etc), isso por que seus personagens vivem em EtherrHall, um plano de existencia que foi construido para seres mortais e fracos. A partir do lvl 10, surgem algumas possibilidades caso o personagem consiga transitar entre a EtherHall e EtherrLune.
Além do poder você pode ter um ítem mágico ou poderoso, a sua vontade, seguindo o mesmo senso usado para os poderes acima.
História do Personagem é importante para contextualizar o fato dele ter os poderes, o ítem, explicar o despertar de algo ou um evento marcante, Não precisa ser algo épico, 10 linhas é o suficiente. A História precisa estar condizente com a história do RPG e da sua raça, tal como estar de acordo com os mapas. Para isso considere:
Humanos não existem mais a cerca de 760 anos, o que significa que sua história não pode envolve-los.
Anjos, deuses ou demonios não habitam o mesmo plano de existencia que o seu personagem, sua história não pode envolve-los, a menos que por meio de citações e crenças talvez, dependendo muito da forma que for colocado em texto.
Seu personagem NÃO PODE ter mais do que 200 anos.
Seu personagem não pode ser um ser ultra poderoso na história para chegar no rpg com uma ficha de lvl baixo, vamos concordar que isto é bem óbvio.
Vale lembrar: ao fazer o seu poder, descreva exatamente como ele funciona, como se ativa ou desativa, alcance de ação, tempo de recarga de habilidade, descreva todo o efeito e consequencia da habilidade e quanto tempo ficará ativa (além de qualquer informação adicional necessária).
Exemplos de poder lvl-1:
Poder: - Ledda consegue sentir a terra como uma extensão de seu corpo e consegue criar construtos 2x2 uma vez por turno, em um raio de 10 metros de Ledda. Estes podem ser muros, paredes e afins.
Limitações: - Não consegue utilizar do seu poder se não estiver em espaços naturais
Poder – Canto Celestial:
Auriel possui uma voz abençoada que ressoa nas almas dos que a ouvem. Seu canto pode conceder bênçãos temporárias, fortalecendo aliados, acalmando espíritos perturbados ou dissipando a escuridão ao seu redor.
Limitações:
1. Uso Moderado: Seu poder exige uma conexão direta com sua essência celestial; usá-lo em excesso pode enfraquecê-la temporariamente.
2. Alvo Seletivo: O canto não afeta diretamente inimigos, apenas aqueles que possuem alguma luz em suas almas.
3. Vulnerabilidade: Enquanto canta, Auriel precisa permanecer concentrada, tornando-se um alvo mais exposto.
Poder: - [ Impacto Colossal: Após acumular energia em seu punho/calda ou arma, desfere um golpe com muita força que atingindo o alvo causa uma poderosa onda de choque e energia que se propaga por 5 metros, pode destruir armaduras leves e objetos não muito resistentes. A energia mágica aumenta +25% a força total de Vaelthor. ]
Limitações: -[precisa de um turno de preparação. O tempo de recarga é de 3 turnos.]
Existem vários tipos de habilidades diferentes umas das outras, mas é bom pensar nelas como parte de um grupo de habilidades parecidas ou com o mesmo fundamento.
Existem varias categorias de habilidade:
- Habilidades de Buffs: melhoram o personagem de alguma forma baseado em algo
- Habilidades Ofensivas: Poderes que utilizados quase de qualquer forma podem causar um dano específico.
- Habilidades Defensivas: Neutralizam de qualquer modo um tipo de poder ou habilidades.
- Habilidades Curativas: de algum modo regeneram ou curam um ou mais alvos.
- Habilidades Sensoriais: envolvem ou melhoram de alguma forma os sentidos do oponente sobre o que está acontecendo, aconteceu ou vai acontecer em determinada ou indeterminada distância.
- Habilidades Cinéticas: Manipulam, criam e/ou entendem determinado material/elemento podendo ou não se tornar um tipo de mimetismo.
- Habilidades Versáteis: podem se enquadrar em 2 ou mais grupos dos citados acima sem perder mais de 50% de seu poder geral.
No fim, não importa o grupo em que sua habilidade ou item estejam, obrigatóriamente precisa ter limitação.
As limitações servirão tanto para seus poderes quanto para seus itens. Vamos dar exemplos de limitações mais comuns no nível 1:
Alcance de habilidade, habilidades com foco em alcance no lvl 1 chegam a no máximo 20 metros de raio
Habilidades com alcance como quesito secundario chegam a 15 metros
Habilidades mágicas e de invocações tem alcance de até 10 metros
Algumas habilidades podem ter alcance de apenas 5 metros a depender da interpretação do ADM avaliador.
Conjuração/concentração, é quando o personagem precisa parar ou concentrar por uma quantidade de turnos para ativar seu poder, geralmente isso justifica o poder ser mais forte, afinal ficar parado em um combate mesmo que por um unico turno, pode ser fatal.
limitação de nível, quase todas as habilidades ou poderes ofensivos do RPG seguem esse padrão (quase):
O poder de um personagem tem 50% dos efeitos reduzidos para pessoas do mesmo nível, e quase nulo contra pessoas de níveis superiores.
Coldown, Recarga, CD, é quando o personagem precisa esperar para ativar uma habilidade novamente.
Coldowns podem ser por turnos ou por tempo, isso acaba automaticamente influenciando no nível de poder do personagem. (
Exemplo: Um personagem pode dobrar as suas capacidades por completo durante 1/2 turnos, com Coldown de 24 horas para usar novamente. Enquanto o outro personagem consegue aumentar seu atributo de força em 50% por 3 turnos, podendo usar novamente o poder 5 turnos depois.)
Tempo de Ativação do Poder, diferente do Coldown acima citado, os poderes e habilidades obrigatoriamente só podem ser ativos por X turnos. Quase nenhum poder é permanente (quase). Poderes passivos são a Excessão dessa regra, no entando ainda são bem inferiores em porcentagens, se comparados aos poderes ativos.
Esses são exemplos de limitação que é bom esclarecer no seu poder, lembrando sempre que está fazendo um personagem de nível 1, não precisa fazer nada muito absurdo, o foco do RPG é interpretar e jogar! Ser um powerplayer é consequencia. Em um mês de jogo você consegue o nível 10, se for bem ativo.
Ainda sobre as limitações:
CINESES: As unicas pessoas que conseguem ter uma Cinese no Lvl-1 são as que ganham isso através da raça. Fora isso, todos os outros poderes elementais de Cineses precisam obrigatóriamente ser derivados, como um ataque especifico de bolsas de fogo, cura com agua, redemoinhos de vento e similares. Esse é o nível de poder de uma cinese lvl 1.
Depois que o perconagem evoluir para o nível 3, ele pode evoluir o seu poder, afim de adicionar mais uma função à sua skill, que com o passar dos níveis pode acabar virando uma cinese.
Exemplo: Percy Jackson e seu progresso:
1º nível. O Ladrão de Raios, livro
Percy descobre sua afinidade com a água e a capacidade de controlar a água.
Ele cura seus ferimentos ao entrar em contato com a água.
O primeiro passo é ter a aprovação do ADM. É sempre bom lembrar que os ADMs se eforçam muito para cuidar do RPG, e muitas das vezes podem não estar em um bom dia, mas ainda assim o respeito é necessário. Caso não concorde com um ADM e realmente ache que a ficha atende os critérios do RPG, peça para o ADM passar a ficha para outro ADM disponível ou espere até que alguém concorde ou te explique novamente a mesma coisa. Debater com ADM nunca é a solução, se algo foi Vetado, entenda o motivo e aceite.
Segundo passo é entrar nos Grupos de RPG, Você pode iniciar conversando no grupo Off e Cenando no grupo On. Sua primeira cena pode ser onde você quiser, ela independe de narração, no entanto se não souber por onde começar é só pedir por gente disponível para cenar no grupo off, e aí prosseguir
Cada cena de um personagem vale 1XP para ele, então lembre:
É OBRIGATÓRIO o uso de XP e Nível em cada uma das cenas dos seus personagens, e Sempre atualizado.