Podemos dizer que o início de tudo foi em 2077. Quando os Anjos desceram do Céu, junto a eles os Demônios emergiram dos confins da terra, ambos com o mesmo objetivo: Para se cumprir a antiga profecia do Armageddon. Uma guerra aonde poderes até então inimagináveis foram disputados sobre a terra. O resultado foi o esperado, destruição em massa de tudo que já existiu. Nem a terra, nem as águas do mar, nem mesmo a luz do sol puderam repousar tranquilos durante esta guerra que se perpetuou por mais de 2 séculos. Humanos sobreviventes nesta época sofreram pelas mãos de todos os lados. Usados como armas em uma guerra sem fim, sendo modificados por magias, poderes e até mesmo espíritos.
O nomeado Estopim ocorreu em 2283, quando tanto Anjos como Demônios tinham suas forças drasticamente abaladas, humanos já quase não se encontravam sobre a Terra e os novos Seres usados em guerra (humanos com genética alterada tanto por Anjos quanto por Demônios) já eram escassos. Então diz a antiga lenda que o Líder dos Anjos e o Líder dos Demônios, ambos cansados e quase mortos pela exaustão e falta de energia, decidiram juntos abaixar as armas temporariamente para que ambas as raças não perecessem eternamente, e ali fizeram a promessa de uma Segunda Guerra futura. E a terra se fez quase vazia com a ausência das entidades, fora pela existência das raças e seres criados e pouquíssimos humanos já muito velhos e a beira da extinção.
Finalmente a Terra viu a paz novamente e as forças da natureza conseguiram enfim agir. As novas raças criadas a partir da vitalidade humana e dos poderes demoníacos e angelicais já se reproduziam gerando nova vida, florestas voltavam a expandir raízes, nascentes criavam novos rios que por sua vez procuravam um oceano vasto de novas vidas, já que nem mesmo os animais da Terra escaparam de ser afetados pela magia usada na guerra. Pelo contrário, muita magia angelical e demoníaca se fazia presente em todos os cantos de todo o Planeta.
Porém, com todo esse repovoamento e a nova evolução natural estabelecida, novos seres e raças começam a se encontrar e travar batalhas que no início podiam não significar muito, mas depois de muito tempo, começaram a se tornar guerras territoriais e que muitas das vezes poderiam acabar em uma possível extinção. Então recursos naturais, localidades, qualquer tipo de posse começou a ser disputada da velha forma, forma essa Pela qual todos os instintos gritavam em alto e bom som, a mesma forma que regeu todos os DNAs ali existentes. A forma era a Guerra. Maldição. No ano 532 Pós Armageddon. Se inicia a mais nova Guerra das Raças.
Depois de quase 540 anos de "paz" a terra enfim volta a ter conflitos significantes. A Guerra do Armageddon entre Anjos e Demônios, que quase levou a Extinção completa da raça humana, acabou por gerar novas raças e cada vez mais seres apareceram e se mostraram poderosos também. Essa é a hora em que vemos de perto o verdadeiro poder que há nas novas raças que caminham sobre a terra, voam pelos céus ou vagam pelo mar. Tudo é novo, menos uma coisa: A guerra.
Com o mundo envolto em guerras incessantes e divisões profundas, surgia uma figura imponente: Egil Valyrion. Um Nephilim com uma aura de poder que desafiava a compreensão comum, Egil era destinado a mudar o destino da humanidade.
Carregando um machado forjado nas chamas sagradas, Egil via mais além da sua aparência de guerreiro colossal. Sua missão era clara: criar um refúgio onde todos, independentemente de suas origens, pudessem viver em harmonia, desenvolver seus dons e colaborar para um propósito comum. Assim nasceu o Instituto Valyrion, em 750 anos pós guerra do armageddon.
Num canto remoto do mundo, Egil erigiu muralhas que tocavam o céu, paredes impregnadas de magia antiga e um castelo grandioso que poderia abrigar milhares. Este instituto era um santuário de paz e aprendizado, onde Egil compartilhava sua sabedoria ancestral, ensinando os segredos dos poderes ocultos e a importância da união.
No entanto, o caminho para a paz nunca foi simples. Criaturas das trevas, conhecidas como os Tenebris, constantemente ameaçavam o Instituto, buscando semear o caos e a destruição. Com habilidades necromânticas, as legiões tenebrosas estavam determinadas a derrubar as muralhas do Instituto e a aniquilar o sonho de Egil.
Incansavelmente, Egil enfrentava as forças do mal, sua presença inspirando aqueles ao seu redor a levantar-se e lutar por um futuro melhor. As batalhas climáticas contra os Tenebris tornaram-se lendas, e cada vitória de Egil solidificava a esperança e a determinação da comunidade. O brilho de seu espírito e a ressonância de suas palavras eram como um farol, guiando todos na escuridão: "Unidos, seremos a luz que dissipa as trevas. Unidos, construiremos um novo mundo."
À medida que o Instituto Valyrion crescia, milhares de pessoas de todos os cantos do mundo eram atraídas pela lenda do Nephilim e seu sonho de equidade. Egil, com seu inabalável senso de justiça e coragem, liderava todos com firmeza e compaixão, sempre buscando iluminar até os cantos mais sombrios do mundo.
Sabendo que a paz verdadeira só seria alcançada ao enfrentar a fonte de toda corrupção, Egil preparou-se para a batalha final contra seus maiores inimigos, os Tenebris e seu vicioso líder. Os ecos de seu machado sagrado ressoavam como precursores de um novo amanhecer, um que Egil estava determinado a trazer para todos.
Guerra do Armaggeddom, ano 0
Guerra das Raças, ano 532
Fundação do instituto Valyrion por Egil, ano 750
Inicio do Jogo atual ano, 760